Paciente feminina, 46 anos, inicia em casa com diarreia e evolui para confusão mental. É trazida ao pronto-socorro. Está confusa (Glasgow = 14), febril (39ºC), FC = 148 bpm, PA = 80/40. É ressuscitada com volume e vasopressores. Cateter de artéria pulmonar antes do volume e vasopressores com PVC = 8, PAP = 28, PAPO = 12, DC = 9,8, IC = 4,9, IRVS = 600. (DC = débito cardíaco, IC = índice cardíaco, IRVS = índice de resistência vascular sistêmica, PVC = pressão venosa central, PAPO = pressão da artéria pulmonar ocluída, PAP = pressão média da artéria pulmonar) O diagnóstico diferencial do choque inclui:
A
choque séptico e crise tireotóxica.
B
choque hipovolêmico e crise tireotóxica.
C
insuficiência adrenal e choque cardiogênico.
D
tromboembolismo de pulmão e choque cardiogênico.
E
hipovolemia e choque séptico.
Outras questões
Qual ametropia faz com que o usuário de óculos aos 50 anos veja melhor para perto sem uso da correção óptica?
A respeito do transtorno bipolar, considere as a?rmativas a seguir. I. As manias associadas ao uso de antidepressivos tendem a ser mais leves que os quadros de mania não associados ao uso de antidepressivos. II. A depressão unipolar tende a apresentar-se com mais sintomas atípicos, como hiperfagia e hipersonia, e a ter idade de início mais precoce em relação à depressão bipolar. III. Pacientes com bipolaridade apresentam menor prevalência de transtornos de ansiedade em relação à população em geral. IV. Um paciente com depressão recorrente e com parente de primeiro grau com bipolaridade apresenta grande chance de evoluir para bipolaridade. Assinale a alternativa correta.
Quais dos hipoglicemiantes orais são associados à piora do edema de mácula?
Menino, 6 meses, há 3 dias, apresenta febre baixa, tosse seca, diminuição do apetite e dificuldade respiratória progressiva, associada à chiado no peito. Antecedentes: Peso ao Nascer = 1950 g, Capurro = 34 semanas. No período neonatal, ficou internado em oxigenoterapia (capuz por 4 dias) recebendo alta com 20 dias de vida. Não foi amamentado com leite materno e frequenta creche desde 4 meses de vida. Exame físico: T = 37,8ºC, FR = 62 irpm, FC = 156 bpm, regular estado geral, corado, hidratado, acianótico, anictérico, batimento de asa de nariz e retração subcostal, diminuição global do murmúrio vesicular, presença de sibilos e estertores subcrepitantes, em todo campo pulmonar. Bulhas rítmicas, normofonéticas, taquicárdicas sem sopros. Fígado a 4 cm da borda costal direita. Baço não palpável. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: