Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente feminina, 46 anos, inicia em casa com diarreia e evolui para confusão mental. É trazida ao pronto-socorro. Está confusa (Glasgow = 14), febril (39ºC), FC = 148 bpm, PA = 80/40. É ressuscitada com volume e vasopressores. Cateter de artéria pulmonar antes do volume e vasopressores com PVC = 8, PAP = 28, PAPO = 12, DC = 9,8, IC = 4,9, IRVS = 600. (DC = débito cardíaco, IC = índice cardíaco, IRVS = índice de resistência vascular sistêmica, PVC = pressão venosa central, PAPO = pressão da artéria pulmonar ocluída, PAP = pressão média da artéria pulmonar) O diagnóstico diferencial do choque inclui:

A
choque séptico e crise tireotóxica.
B
choque hipovolêmico e crise tireotóxica.
C
insuficiência adrenal e choque cardiogênico.
D
tromboembolismo de pulmão e choque cardiogênico.
E
hipovolemia e choque séptico.
A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:
Em relação à litíase renal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O composto mais comumente encontrado nos cálculos é o fosfato de cálcio.; ( ) Atinge mais frequentemente homens do que mulheres, em uma proporção de 2:1.; ( ) A taxa de recorrência de litíase em pacientes sem tratamento é de cerca de 10% em 10 anos.; ( ) Alta ingesta de sódio induz hipercalciúria, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos.; ( ) O citrato e o magnésio são considerados inibidores da cristalização urinária. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Escolar de 9 anos, sexo feminino, é atendida no serviço de atendimento de emergência com queixa de edema e hiperemia palpebral, dor local, hiperemia conjuntival e limitação da motilidade do olho direito há 4 dias. A mãe refere que, há cerca de duas semanas, apresentou infecção de vias aéreas superiores. Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico para esse caso.
Escolar, sexo masculino, apresenta hematúria macroscópica, indolor, sem relação com trauma ou exercício. Nega febre e polaciúria. Refere dois episódios similares com resolução espontânea após infecção respiratória alta. Níveis tensionais normais. O exame de urina revela hemácias dismórficas e cilindros. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar