Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente feminina, 47 anos, previamente hígida, deu entrada, no pronto atendimento, às 20 horas, com história de dor em hipocôndrio direito de forte intensidade, de início pela manhã do mesmo dia, associado à náusea e vômitos biliosos. Nega episódios semelhantes anteriores. Nega comorbidades associadas. Ao exame físico, a paciente mostra-se estável hemodinamicamente, anictérica, com dor à palpação abdominal em quadrante superior direito e sinal de Murphy positivo. O restante do exame físico apresenta-se sem alterações. Referente ao provável diagnóstico do enunciado acima, assinale a alternativa CORRETA:

A
A paciente referida apresenta quadro clínico compatível com cólica biliar – dor biliar, podendo ser liberada sem maiores investigações. Deverá apenas ser submetida à analgesia intra-hospitalar e receber alta com orientações dietéticas.
B
O sintoma mais importante de um quadro de colecistite aguda é a dor. Ao contrário da cólica biliar, a dor da colecistite aguda persiste por mais de seis horas.
C
A colangioressonância é o exame diagnóstico de escolha no caso de colecistite aguda e sempre deverá ser realizado na investigação desse quadro clínico.
D
A prioridade do tratamento da colecistite aguda é o uso de antibióticos parenterais, sendo o tratamento cirúrgico uma segunda opção.
E
A colecistectomia no caso de um quadro de colecistite aguda não deverá ser realizada precocemente pelo risco aumentado de lesão de vias biliares nesses casos.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Qual é o tumor mais comum do pâncreas e a sua localização mais frequente?
O risco pré-operatório em cirurgias eletivas pode ser predito por alterações clínicas de uma determinada população. A classificação da Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA) criou uma classificação que se baseia no exame clínico. Quanto a esta classificação é correto afirmar que:
Dentre as patologias relacionadas abaixo quais estão relacionadas com risco aumentado de trombose venosa profunda?
Compartilhar