Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Hematologia

Paciente feminina, 68 anos, admitida com DPOC descompensado por pneumonia. Entra na UTI em franca insuficiência respiratória e é entubada e colocada na ventilação mecânica. Iniciou tratamento com ceftriaxona e azitromicina, porém evoluiu com fibrilação atrial aguda. Foi feita a cardioversão elétrica, mantida com os antibióticos, amiodarona, heparina em dose profilática, ranitidina e metoclopramida. A paciente foi sedada com propofol e recebeu analgesia com fentanil. Do oitavo ao décimo segundo dia de internação, apresenta plaquetopenia, chegando a 75.000 plaquetas. Além da heparina, qual das drogas utilizadas pode ser a causa dessa plaquetopenia?

A
Ceftriaxona.
B
Metoclopramida.
C
Propofol
D
Ranitidina.
E
Fentanil.
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Um recém-nascido apresenta nos primeiros dias de vida um quadro clínico de vômitos repetidos não biliosos. Ao exame físico, palpa-se uma oliva no abdome superior direito. O diagnóstico provável é:
Um paciente é levado à emergência após colisão frontal com outro veículo. O paciente não responde, nem mesmo a estímulo doloroso, e está apneico; contudo, ele tem pulso. Qual achado clínico excluiria diagnóstico de morte cerebral?
Em qual das neoplasias abaixo está indicado o transplante hepático?
Compartilhar