Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Hematologia

Paciente feminina, 68 anos, admitida com DPOC descompensado por pneumonia. Entra na UTI em franca insuficiência respiratória e é entubada e colocada na ventilação mecânica. Iniciou tratamento com ceftriaxona e azitromicina, porém evoluiu com fibrilação atrial aguda. Foi feita a cardioversão elétrica, mantida com os antibióticos, amiodarona, heparina em dose profilática, ranitidina e metoclopramida. A paciente foi sedada com propofol e recebeu analgesia com fentanil. Do oitavo ao décimo segundo dia de internação, apresenta plaquetopenia, chegando a 75.000 plaquetas. Além da heparina, qual das drogas utilizadas pode ser a causa dessa plaquetopenia?

A
Ceftriaxona.
B
Metoclopramida.
C
Propofol
D
Ranitidina.
E
Fentanil.
Em relação às doenças osteometabólicas podemos afirmar:
Uma menina de 6 anos de idade está com mal estar, febre alta há 3 dias e conjuntivite. Ao exame o médico observa faringite e linfadenomegalia pré-auricular. Orienta os pais que se trata de febre faringoconjuntival. O principal agente é:
A propedêutica pulmonar em um quadro de pneumonia, na faixa etária de pré-adolescente, pode incluir a pecterilóquia, que é definida como:
Cerca de metade dos idosos com demência em grau moderado não são diagnosticados pelos médicos de comunidade. Com base nos conhecimentos sobre demências, assinale a alternativa correta.
Compartilhar