Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.

A
A osteoartrite é mais comum em mulheres que em homens e essa diferença de prevalência aumenta com a idade.
B
Na osteoartrite tem-se acometimento frequente de punhos, cotovelos e tornozelos.
C
As osteoartrites de mão apresentam grande sintomatologia dolorosa, implicando incapacidade laborativa do paciente.
D
A incidência de osteoartrite não apresenta boa correlação com a idade do indivíduo.
E
Devido à melhoria do atendimento médico, tem-se observado diminuição na prevalência da osteoartrite.
Considerando o lúpus eritematoso sistêmico, assinale a alternativa incorreta:
Paciente de 68 anos, hipertenso e diabético, teve sua cirurgia eletiva de correção de aneurisma de aorta abdominal infra-renal adiada por ter necessitado de implante de stent farmacológico em artéria descendente anterior, após estratificação de risco cardiovascular. A sua cirurgia deve ser adiada por quanto tempo:
Assinale a alternativa que corresponde à indicação de colectomia na colite ulcerativa: I - associação com colangite esclerosante primária progredindo para cirrose. II - displasia-carcinoma. III - sangramento colônico maciço.
Um lactente de 16 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que subitamente a criança apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de três minutos. Ao chegar ao hospital, após dez minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre (38°C). É correto afirmar que:
Compartilhar