Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Omeprazol tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
B
O diagnóstico mais comum para dor epigástrica é a dispepsia não ulcerosa.
C
Dois terços dos pacientes com úlcera duodenal se queixam de dor que os faz acordar de noite, entre meia-noite e 3h da madrugada.
D
O tratamento empírico em pacientes com mais de 45 anos de idade pode ser tentado por curto espaço de tempo, inicialmente, mesmo com sintomas como despertar noturno, pois a chance de resposta ao tratamento é alta.
E
Cimetidina tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
No suporte de vida avançado, na faixa pediátrica, quais drogas podem ser administradas por via endotraqueal ?
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60 kg, submetida à gastrectomia subtotal distal no tratamento de carcinoma gástrico distal, sem intercorrências anestésico-cirúrgicas. No pós-operatório imediato, a paciente recebeu 2000 ml de SGI 5% e 27 ml de NaCl 20%; apresentou 900 ml de diurese, não apresentando perdas adicionais, o que concorreu para um balanço hídrico positivo nesse período. Em relação à prescrição de hidratação venosa para o 1° dia pós-operatório (para 24 horas) assinale a opção INCORRETA:
Em relação ao câncer de bexiga, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O tipo histológico mais comum de câncer de bexiga é adenocarcinoma. II. O melhor método diagnóstico para esta neoplasia é a RM de pelve. III. Tabagismo é fator de risco importante para indivíduos de ambos os sexos.
Com relação à confirmação diagnóstica de morte encefálica, são apresentadas as seguintes assertivas: I. São necessários 2 exames clínicos confirmatórios realizados com intervalo mínimo de 6h para pacientes com idade superior a 2 anos; II. Arteriografia cerebral e cintilografia cerebral perfusional são exames reconhecidos em portaria ministerial para a confirmação diagnóstica de morte encefálica; III. Se 2 exames clínicos confirmarem morte encefálica, os exames de imagem são dispensáveis. Qual é a alternativa CORRETA?
Compartilhar