Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Omeprazol tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
B
O diagnóstico mais comum para dor epigástrica é a dispepsia não ulcerosa.
C
Dois terços dos pacientes com úlcera duodenal se queixam de dor que os faz acordar de noite, entre meia-noite e 3h da madrugada.
D
O tratamento empírico em pacientes com mais de 45 anos de idade pode ser tentado por curto espaço de tempo, inicialmente, mesmo com sintomas como despertar noturno, pois a chance de resposta ao tratamento é alta.
E
Cimetidina tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
Em relação às doenças do sistema venoso, são apresentadas as seguintes assertivas: I. As principais complicações da TVP são a insuficiência venosa e a síndrome pós-flebítica. II. O ecodoppler venoso, por sua alta sensibilidade e especificidade, tornou-se a primeira escolha para o diagnóstico de TVP. III. A tromboflebite migratória apresenta-se com episódios recorrentes de tromboflebites superficiais e pode ser manifestação de síndrome paraneoplásica. Qual é a alternativa correta?
Em relação ao Aneurisma de Aorta Abdominal:
Oneômana desde a juventude, uma mulher de meia idade vinha tendo crescente dificuldade nas caminhadas pelas lojas do centro da cidade, em razão de fortes dores no joelho direito. Após anamnese e avaliação local, o médico solicitou estudo radiográfico e concluiu haver grave osteoartrose que afetava quase exclusivamente o espaço articular femorotibial medial. Como o achado de exame físico, era mais provável que houvesse:
É importante que o médico tente ajudar a mudar o curso natural das Cardiopatias Congênitas (CC), identificando-as precocemente, especialmente aquelas que necessitam de tratamento de urgência. Sobre as cardiopatias congênitas, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar