Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente feminina, com 35 anos, portadora de obesidade mórbida, com índice de massa corpórea (IMC) = 40 kg/m2 registrado por um período de dois anos, apresentou insucesso nos tratamentos conservadores realizados continuamente, por três anos. Apresentou também hipertensão arterial. Deverá ser submetida à operação disabsortiva. Relatou dúvidas em relação às diferenças entre as diversas técnicas disabsortivas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta.

A
As operações disabsortivas podem ser puras e mistas.
B
As puras são aquelas que derivam grande extensão do jejuno e do íleo do trânsito alimentar, mantendo o estômago intacto.
C
As mistas são chamadas de derivações bileopancreáticas. Além de executar uma derivação jejuno-ileal em menor extensão, associam uma ressecção gástrica como fator restritivo adjuvante.
D
Ocorre redução da liberação de grelina pelo estômago excluso.
E
A gastrectomia é distal na técnica de Scopinaro e é vertical, com preservação pilórica e do bulbo duodenal, na técnica proposta por Hess e Marceau.
Em relação à pneumonia comunitária em pré-escolar podemos afirmar:
Qual, dos agentes abaixo, é uma droga antiepiléptica de largo espectro, considerada como uma escolha razoável para o início do tratamento da maioria dos adultos?
Qual, das seguintes afirmativas, é verdadeira quanto às características epidemiológicas da síndrome do intestino irritável?
Útero de Couvelaire é uma complicação que pode ocorrer em 20% dos casos de descolamento prematuro de placenta. Caracteriza-se por:
Compartilhar