Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente feminina, com 35 anos, portadora de obesidade mórbida, com índice de massa corpórea (IMC) = 40 kg/m2 registrado por um período de dois anos, apresentou insucesso nos tratamentos conservadores realizados continuamente, por três anos. Apresentou também hipertensão arterial. Deverá ser submetida à operação disabsortiva. Relatou dúvidas em relação às diferenças entre as diversas técnicas disabsortivas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta.

A
As operações disabsortivas podem ser puras e mistas.
B
As puras são aquelas que derivam grande extensão do jejuno e do íleo do trânsito alimentar, mantendo o estômago intacto.
C
As mistas são chamadas de derivações bileopancreáticas. Além de executar uma derivação jejuno-ileal em menor extensão, associam uma ressecção gástrica como fator restritivo adjuvante.
D
Ocorre redução da liberação de grelina pelo estômago excluso.
E
A gastrectomia é distal na técnica de Scopinaro e é vertical, com preservação pilórica e do bulbo duodenal, na técnica proposta por Hess e Marceau.
Otavinho apresentou icterícia neonatal. Após uma série de exames, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma desordem genética que culmina com um quadro de anemia do tipo normocítica e hipercrômica. Qual a provável patologia de Otavinho?
Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, sem antecedentes patológicos, apresenta cefaleia súbita de forte intensidade, acompanhada de náusea, vômitos e rebaixamento da consciência. No exame clínico, além do rebaixamento da consciência, apresenta também discreta rigidez de nuca. Qual o primeiro exame complementar a ser solicitado?
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção cuja finalidade é de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual e causar outros comprometimentos à qualidade de vida. Em Santa Catarina, quais são as situações clínicas rastreadas pelo Programa de Triagem Neonatal. Assinale a correta. I. Fenilcetonúria/Hiperfenilalaninemias; II. Hipotireoidismo Congênito; III. Fibrose Cística; IV. Hiperplasia Congênita de Supra Renal; V. Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; VI. Deficiência de Biotinidase; VII. Galactosemia; VIII. Mucopolissacaridoses.
Compartilhar