Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente feminina com 54 anos de idade, 4 gestações, 3 partos e 1 cesarea, vem à consulta com queixas de incontinência urinária. Refere ter iniciado sintomas há 4 anos, principalmente aos esforços, espirro ou tosse. Mas, atualmente, refere perda de urina mesmo quando está em repouso. Há dois dias, iniciou uma disúria, noctúria, polaciúria e hematúria. Nega febre. Realizou EAS e urocultura que evidenciaram infecção do trato urinário. Em relação ao caso acima, marque a alternativa INCORRETA.

A
Faz parte da investigação clínica um rastreamento de alterações neurológicas, como a pesquisa do reflexo bulbo cavernoso, do tônus do esfíncter uretral e da suscetibilidade perineal.
B
A uretrocistoscopia está indicada nesta paciente.
C
O teste do cotonete (Q-tip test) testa a mobilidade do colo vesical. Quando apresenta um ângulo acima de 20 graus, deve-se suspeitar de incontinência urinária anatômica.
D
A hiperatividade do detrusor é considerada a segunda principal causa da incontinência urinária em mulheres.
E
O estudo urodinâmico permite caracterizar, de forma objetiva e precisa, o distúrbio urinário real, por meio de medida das pressões em vários pontos do trato urinário abaixo.
Paciente de 67 anos foi operado de urgência para tratamento de uma diverticulite perfurada com 4 dias de evolução, o paciente se encontrava séptico e com repercussão hemodinâmica. No momento, ele se encontra no 2º dia de pós-operatório e os exames de rotina evidenciaram transaminases elevadas, uma contagem total de plaquetas de 29.000/mm³, e uma contagem total de leucócitos de 23.000/mm³. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais indicada no momento?
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Qual dos grupos de antibióticos abaixo é considerado de primeira escolha para o tratamento da infecção pela Bordetella pertussis?
Paciente do sexo feminino, 49 anos, branca, portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica há aproximadamente 1 ano. Desde o diagnóstico, a paciente controla a glicemia apenas com dieta, de forma irregular; nega atividade física programada. Refere tabagismo e nega alcoolismo. Nega outras doenças. Medicação em uso: maleato de enalapril 10mg/dia. Ao exame físico, apresentou: IMC: 28,9kg/m², circunferência abdominal: 99cm, PA: 145x90mmHg, FC: 88bpm, demais sem alterações. Exames laboratoriais: glicemia: 185mg/dl, glicemia pós-prandial: 236mg/dl, HbA1c: 10%, colesterol total: 248mg/dl, LDL-colesterol: 142mg/dl, HDL: 35mg/dl, triglicérides: 355mg/dl, funções hepática e renal dentro da normalidade. Assinale a alternativa correta sobre esse caso.
Compartilhar