Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente feminina com 54 anos de idade, 4 gestações, 3 partos e 1 cesarea, vem à consulta com queixas de incontinência urinária. Refere ter iniciado sintomas há 4 anos, principalmente aos esforços, espirro ou tosse. Mas, atualmente, refere perda de urina mesmo quando está em repouso. Há dois dias, iniciou uma disúria, noctúria, polaciúria e hematúria. Nega febre. Realizou EAS e urocultura que evidenciaram infecção do trato urinário. Em relação ao caso acima, marque a alternativa INCORRETA.

A
Faz parte da investigação clínica um rastreamento de alterações neurológicas, como a pesquisa do reflexo bulbo cavernoso, do tônus do esfíncter uretral e da suscetibilidade perineal.
B
A uretrocistoscopia está indicada nesta paciente.
C
O teste do cotonete (Q-tip test) testa a mobilidade do colo vesical. Quando apresenta um ângulo acima de 20 graus, deve-se suspeitar de incontinência urinária anatômica.
D
A hiperatividade do detrusor é considerada a segunda principal causa da incontinência urinária em mulheres.
E
O estudo urodinâmico permite caracterizar, de forma objetiva e precisa, o distúrbio urinário real, por meio de medida das pressões em vários pontos do trato urinário abaixo.
É agente etiológico da colite pseudomembranosa:
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
No atendimento primário ao queimado:
Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, sofreu queda da própria altura, evoluindo com dor no quadril direito e incapacidade para marcha. Ao ser examinada, constatou-se que o membro inferior direito estava encurtado e rodado externamente. A suspeita diagnóstica é:
Compartilhar