Questões na prática

Dermatologia

Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:

A
realizar manutenção da via aérea e administração imediate de epinefrina.
B
monitorar função cardiovascular.
C
considerar o uso de corticoides ou anti-histamínicos sistêmicos.
D
a dessensibilização de fármacos não se faz necessária; é suficiente treinar a paciente e familiares para usarem epinefrina quando necessário.
E
realizar vigilância permanente, por 12 a 24 horas, ou enqunato perdurar a instabilidade dos sinais vitais.
Uma mulher de 70 anos, previamente hígida, é submetida a uma artroplastia de quadril. No segundo pós-operatório passa a apresentar alteração do ciclo vigília-sono e déficit de atenção. NÃO se espera encontrar nessa paciente:
Diante de uma crise de hipertermia maligna são preconizadas as condutas abaixo, EXCETO:
Um lactente de 2 anos chega ao pronto-socorro com quadro de dispneia, sudorese e chiado ins e expiratório. O menor tem antecedente de asma e está fazendo uso de profilaxia medicamentosa há 2 meses. A criança estava sozinha no seu quarto, entretida com brinquedos quando foi encontrada pela mãe em desconforto respiratório. A melhor explicação, para o quadro atual desta criança, é que ela deve ter
Melhor indicador laboratorial de má perfusão tecidual e de prognóstico no doente traumatizado com choque hemorrágico classe III/IV:
Compartilhar