Questões na prática

Dermatologia

Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:

A
realizar manutenção da via aérea e administração imediate de epinefrina.
B
monitorar função cardiovascular.
C
considerar o uso de corticoides ou anti-histamínicos sistêmicos.
D
a dessensibilização de fármacos não se faz necessária; é suficiente treinar a paciente e familiares para usarem epinefrina quando necessário.
E
realizar vigilância permanente, por 12 a 24 horas, ou enqunato perdurar a instabilidade dos sinais vitais.
Em relação aos aneurismas arteriais, assinale a afirmativa CORRETA.
A avó de um menino de três anos e sete meses de idade mostra-se muito preocupada porque seu neto, desde que iniciou o desenvolvimento da marcha, "só anda na ponta dos pés". Os demais marcos do desenvolvimento não mostram anormalidades e a anamnese revela parto com 33 semanas e Apgar de 3 e 8 que motivaram uma permanência no berçário por 39 dias. Seu acompanhamento no ambulatório de puericultura solicitou um parecer da ortopedia infantil, suspeitando de encurtamento congênito dos tendões de Aquiles. Um exame neurológico minucioso evidenciou anormalidades que apontaram para o diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva que, relacionadas aos dados da anamnese, caracterizavam indicação de exame de imagem do sistema nervoso central. Nesse caso, as anormalidades no exame neurológico mais esperadas são:
Homem, 72 anos, tabagista de longa data e hipertenso sem seguimento clínico adequado, apresenta-se ao Pronto Atendimento com dor abdominal vaga com irradiação para dorso iniciada há 12h e com piora progressiva, pulso: 86 bpm, pressão arterial: 110/70 mmHg. Ao exame físico, normocorado, presença de massa pulsátil de aproximadamente 5,5 cm com dor à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Sobre o caso descrito, é CORRETO afirmar:
A estrutura anatômica que NÃO está incluída no cordão espermático é:
Compartilhar