Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente feminina de 22 anos, nulípara, vem à consulta com queixas de corrimento vaginal homogêneo, amarelado e odor fétido. Nega sintomas inflamatórios, como dispareunia, irritação vulvar e disúria. No exame especular, encontra-se leucorreia com aspecto cremoso, aderente as paredes vaginais e colo e, ao exame microscópico à fresco, visualize-se clue cells. Em relação ao quadro ginecológico, marque a alternativa correta.

A
O diagnóstico não está associado a salpingites, peritonites, endometrites pós-parto ou cesariana e infecções após procedimentos cirúrgicos ginecológicos.
B
É uma síndrome clínica resultante de um desequilíbrio da flora vaginal normal com aumento na concentração de lactobacilos e diminuição na concentração de bactérias anaeróbias.
C
O tratamento de rotina do parceiro sexual é recomendado, tendo em vista que há diferenças nos índices de recidiva.
D
O principal objetivo do tratamento é aliviar os sinais e sintomas da paciente, não sendo necessário o tratamento de pacientes assintomáticas, exceto em gestantes.
E
O tratamento de escolha em gestantes são os ozólicos tópicos.
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.
Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. O tratamento mais adequado é:
Qual dos parâmetros laboratoriais abaixo sugere uma insuficiência renal aguda pré-renal?
Compartilhar