Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente feminina de 24 anos, com diagnóstico de LES há 6 anos, vinha em tratamento conservador, em uso de Prednisona 5 mg ao dia. A mesma ficou grávida e após 7 meses de gestação iniciou com Hipertensão (150/100), Edema de Membros Inferiores (3+/4), Proteinúria (3+/4). Apresentou crise convulsiva, plaquetopenia (75.000) que diminuíram para 45.000; Aumento de Transaminases e anemia aguda (Hb = 7,0). Evoluiu com piora da função renal. Cr (1,0 -> 4,5) e anúria. Dores articulares importantes e piora do rash malar. C3 e C4 abaixo dos valores normais; Anti-DNA elevado. Baseado neste caso, responda. Qual das medidas abaixo não seria prudente a ser tomada?

A
Interrupção da Gestação, pois a mesma apresenta HELLP Síndrome e Eclâmpsia;
B
Pulsoterapia com Metilprednisolona 1 g - endovenoso - durante 3 dias;
C
Tratamento das artrites com Diclofenaco;
D
Uso de Filtro Protetor Solar e Corticoide Tópico;
E
O Uso de Micofenolato é uma boa opção para esta paciente.
Injúrias vasculares retroperitoneias no trauma geralmente são detectadas durante a laparotomia exploradora de urgênia. Em relação a essas lesões, é correto afirmar que aquelas ocorridas na:
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
São contraindicações à realização de lavagem otológica pra remoção de cerume, exceto:
Compartilhar