Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente feminina de 24 anos, com diagnóstico de LES há 6 anos, vinha em tratamento conservador, em uso de Prednisona 5 mg ao dia. A mesma ficou grávida e após 7 meses de gestação iniciou com Hipertensão (150/100), Edema de Membros Inferiores (3+/4), Proteinúria (3+/4). Apresentou crise convulsiva, plaquetopenia (75.000) que diminuíram para 45.000; Aumento de Transaminases e anemia aguda (Hb = 7,0). Evoluiu com piora da função renal. Cr (1,0 -> 4,5) e anúria. Dores articulares importantes e piora do rash malar. C3 e C4 abaixo dos valores normais; Anti-DNA elevado. Baseado neste caso, responda. Qual das medidas abaixo não seria prudente a ser tomada?

A
Interrupção da Gestação, pois a mesma apresenta HELLP Síndrome e Eclâmpsia;
B
Pulsoterapia com Metilprednisolona 1 g - endovenoso - durante 3 dias;
C
Tratamento das artrites com Diclofenaco;
D
Uso de Filtro Protetor Solar e Corticoide Tópico;
E
O Uso de Micofenolato é uma boa opção para esta paciente.
O tabagismo é a causa evitável mais comum de morte e doença. Um terço dos indivíduos que experimentam nicotina fica dependente e apenas 3% conseguem deixar espontaneamente de fumar. Nesse cenário, existem medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da dependência do tabaco. Assinale a alternativa que contém os principais medicamentos utilizados para esse fim.
Paciente alcoolista crônico desenvolveu quadro de vômitos, sudorese e desidratação. Após o diagnóstico de pancreatite aguda, desenvolveu confusão e taquipneia. Qual dos sintomas tem maior especificidade para o diagnóstico de abstinência alcoólica?
Em relação aos neuroblastomas é INCORRETO afirmar que:
Mulher, 69 anos, sob terapêutica com lítio há 3 anos por transtorno bipolar grave é trazida à urgência. Sua filha relata que ultimamente já não controlava a micção noturna, exigindo fraldas, e nos últimos 3 dias tornou-se muito agitada, e agora está sonolenta e confusa. Seu exame mostra alteração leve da consciência (Glasgow 11), tremores espontâneos de mãos, desidratação moderada, pressão arterial 130 x 70 mmhg. Glicemia ao acaso de 124 mg/dl, creatinina 1,8 mg/dl, Na: 152 mEq/L, K: 3,2 mEq/L. Neste momento, o diagnóstico mais provável, entre os que seguem, é:
Compartilhar