Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente feminina de 24 anos, com diagnóstico de LES há 6 anos, vinha em tratamento conservador, em uso de Prednisona 5 mg ao dia. A mesma ficou grávida e após 7 meses de gestação iniciou com Hipertensão (150/100), Edema de Membros Inferiores (3+/4), Proteinúria (3+/4). Apresentou crise convulsiva, plaquetopenia (75.000) que diminuíram para 45.000; Aumento de Transaminases e anemia aguda (Hb = 7,0). Evoluiu com piora da função renal. Cr (1,0 -> 4,5) e anúria. Dores articulares importantes e piora do rash malar. C3 e C4 abaixo dos valores normais; Anti-DNA elevado. Baseado neste caso, responda. Qual das medidas abaixo não seria prudente a ser tomada?

A
Interrupção da Gestação, pois a mesma apresenta HELLP Síndrome e Eclâmpsia;
B
Pulsoterapia com Metilprednisolona 1 g - endovenoso - durante 3 dias;
C
Tratamento das artrites com Diclofenaco;
D
Uso de Filtro Protetor Solar e Corticoide Tópico;
E
O Uso de Micofenolato é uma boa opção para esta paciente.
Um senhor de 65 anos foi submetido à retossigmoidectomia convencional eletiva, com anastomose colorretal, por neoplasia de reto. Não houve intercorrências na operação. O paciente é hipertenso, diabético e ex-tabagista. Teve infarto agudo do miocárdio há 8 meses, tendo sido feita angioplastia e colocação de stent. O paciente apresentou febre de 38,1°C no 4º dia pós-operatório. Provável causa da febre e conduta a ser adotada:
A fratura em “galho verde”, peculiar em crianças, é do tipo:
Sobre infecção respiratória aguda são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A maioria das infecções respiratórias em crianças menores de cinco anos de idade, inclusive as pneumonias, é de etiologia viral; () O risco de etiologia bacteriana é diretamente proporcional à duração da doença; () As rinorreias mucopurulentas geralmente indicam infecção bacteriana; () Os anti-inflamatórios não-hormonais podem alterar a resposta imunológica e apresentam risco de reações adversas; () Radiografia de seios de face não é indicado para lactentes e pré-escolares. Assinale a alternativa correta:
Das cardiopatias congênitas qual se manifesta com maior frequência com insuficiência cardíaca?
Compartilhar