Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:

A
Exames úteis para a avaliação da evolução da doença dessa paciente incluiriam um parcial de urina, creatinina, títulos dos anticorpos anti-DNA de dupla hélice e dosagem de componentes do complemento.
B
Essa paciente deve ser considerada como tendo um fator de risco para a aterosclerose semelhante ao do diabetes mellitus, e seu colesterol deve ser testado e tratado como tal.
C
Antimaláricos reduzem dermatite, artrite e fadiga que acomete esses pacientes. Também tem o potencial de diminuir o risco de crises (flares).
D
A mais provável causa da anemia dessa paciente é hemólise por autoanticorpos, habitualmente responsiva a corticoesteroides. A análise da série branca pode mostrar linfopenia.
E
as manifestações pulmonares dessa doença incluem pleurite, infiltrados pulmonares, lesão intersticial, hemorragia intra-alveolar e síndrome do pulmão que encolhe.
A causa mais comum de exoftalmia unilateral de O a 18 anos é:
Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Homem, 60 anos, com antecedente de infarto agudo do miocárdio procura cardiologista para avaliação pré-anestésica há 8 meses. Recentemente, recebeu diagnóstico de adenocarcinoma prostático e foi indicada prostatectomia. Nega episódio recente de angina ou dispneia aos médios e pequenos esforços e está em uso de diltiazem e aspirina. Exame físico: PA = 120 X 84 mmHg, FC = 82 bpm, ritmo cardíaco regular. Ecocardiograma: fração de ejeção de 0,6. ECG: distúrbio de repolarização ventricular. A CONDUTA É:
Compartilhar