Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:

A
Exames úteis para a avaliação da evolução da doença dessa paciente incluiriam um parcial de urina, creatinina, títulos dos anticorpos anti-DNA de dupla hélice e dosagem de componentes do complemento.
B
Essa paciente deve ser considerada como tendo um fator de risco para a aterosclerose semelhante ao do diabetes mellitus, e seu colesterol deve ser testado e tratado como tal.
C
Antimaláricos reduzem dermatite, artrite e fadiga que acomete esses pacientes. Também tem o potencial de diminuir o risco de crises (flares).
D
A mais provável causa da anemia dessa paciente é hemólise por autoanticorpos, habitualmente responsiva a corticoesteroides. A análise da série branca pode mostrar linfopenia.
E
as manifestações pulmonares dessa doença incluem pleurite, infiltrados pulmonares, lesão intersticial, hemorragia intra-alveolar e síndrome do pulmão que encolhe.
A presença de placa fibrosa na albugínea do corpo cavernoso denomina-se:
Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeoas e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm3, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao tratamento, o mais indicado é:
Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?
Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega à consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar