Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:

A
Exames úteis para a avaliação da evolução da doença dessa paciente incluiriam um parcial de urina, creatinina, títulos dos anticorpos anti-DNA de dupla hélice e dosagem de componentes do complemento.
B
Essa paciente deve ser considerada como tendo um fator de risco para a aterosclerose semelhante ao do diabetes mellitus, e seu colesterol deve ser testado e tratado como tal.
C
Antimaláricos reduzem dermatite, artrite e fadiga que acomete esses pacientes. Também tem o potencial de diminuir o risco de crises (flares).
D
A mais provável causa da anemia dessa paciente é hemólise por autoanticorpos, habitualmente responsiva a corticoesteroides. A análise da série branca pode mostrar linfopenia.
E
as manifestações pulmonares dessa doença incluem pleurite, infiltrados pulmonares, lesão intersticial, hemorragia intra-alveolar e síndrome do pulmão que encolhe.
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
Dentre as doenças abaixo, aquela que NÃO está associada à obesidade mórbida é:
Cerca de 1 a 2 de cada 1000 recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica. Em torno de 30% destes recém-nascidos recebem alta hospitalar sem o diagnóstico, e evoluem para choque, hipóxia ou óbito precoce, antes de receber tratamento adequado. São consideradas cardiopatias congênitas críticas aquelas em que a apresentação clínica decorre do fechamento ou restrição do canal arterial (cardiopatias canal-dependentes), EXCETO:
Compartilhar