Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente feminina, de 28 anos, relata ter percebido aparecimento de “nodulação no pescoço” há 4 meses, de crescimento progressivo e indolor. Ao se proceder ao exame, delimita-se, pela palpação da tireoide, um nódulo firme , de 3 cm de diâmetro aproximadamente, indolor à palpação. Dado esse quadro, qual exame complementar você escolheria levando em consideração seu maior poder de elucidação diagnóstica, sabendo que o TSH da paciente está normal?

A
Cintilografia de tireoide.
B
Ultassonografia de tireoide.
C
Punção aspirativa com agulha fina.
D
Dosagem de calcitonina e tireoglobulina.
E
Dosagem de T3, T4 e TSH.
Paciente encaminhado da unidade básica de saúde para oftalmologista, com quadro de conjuntivite há 3 dias e com piora da hiperemia ocular após uso de corticoide tópico. Ao exame oftalmológico: blefaroconjuntivite folicular unilateral e lesão com padrão dendrítico de ulceração do epitélio da córnea, após coloração com colírio de fluoresceína. Assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, o agente mais provável:
Por que os profissionais de saúde avaliam o desenvolvimento motor dos bebês durante exames rotineiros de puericultura?
O diagnóstico de choque séptico é feito em um paciente com sepse quando:
Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue o próximo item. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.
Compartilhar