Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Hepatologia

Paciente feminina, de 36 anos, procura atendimento devido a dor em hipocôndrio direito, com início súbito, em cólica, com irradiação dorsal. Ao exame físico, apresenta dor à palpação no hipocôndrio direito, com sinal de Murphy presente. Com relação ao quadro descrito, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O hemograma pode acrescentar leucocitose.
B
A ecografia abdominal pode demonstrar barro biliar ou cálculos na vesícula biliar.
C
Deve-se considerar pneumonia basal, nefrolitíase e pielonefrite no diagnóstico diferencial.
D
Leucocitose e acidose metabólica são os achados mais frequentes, podendo ocorrer aumento da amilase e da creatinofosfoquinase séricas.
E
O quadro é compatível com colecistite aguda.
A Síndrome compartimental em MID após reperfusão sanguínea na oclusão arterial aguda de ser primeiramente tratado com:
Analise as assertivas abaixo sobre os pacientes indicados ao tratamento antimicrobiano para bacteriúria assintomática: I. Gestantes. II. Pacientes neutropênicos. III. Pacientes submetidos à cirurgia urológica. Quais estão corretas?
Homem de 54 anos, portador de doença arterial coronária crônica, apresenta, após intensa emoção, dor torácica precordial e perda da consciência. Os pulsos periféricos não são perceptíveis e a pressão arterial não foi percebida. O mecanismo provável da parada é:
Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:
Compartilhar