Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada à palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.

A
Anemia aplástica.
B
Deficiência de vitamina B12 isolada.
C
Deficiência de ácido fólico isolada.
D
Anemia hemolítica.
E
Deficiência de B12 e de ácido fólico combinadas.
Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir. I. Anemia por deficiência de vitamina B12 - hipersegmentação de neutrófilos. II. Esferocitose hereditária - reticulocitose. III. Anemia ferropriva - aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro. IV. Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase - corpúsculos de Heinz. V. Anemia falciforme. A quantidade de itens certos é igual a:
Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
Acerca de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de infecções em pediatria, cada uma das opções abaixo apresenta um caso clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
A inércia secundária pode acometer as fibras miometriais em qual das situações abaixo enumeradas?
Compartilhar