Homem, 66 anos, com cirrose alcoólica. Encontra-se confuso nos últimos 3 dias. O exame do líquido ascístico revelou: leucócitos 200/mm3, com 80% de polimorfonucleares, e na cultura isolou-se Escherichia coli. As alterações observadas no líquido ascítico SUGEREM:
A
Peritonite bacteriana secundária.
B
Bacterascite.
C
Ascite neutrofílica.
D
Peritonite bacteriana espontânea.
E
Nenhuma das alternativas acima (A, B, C ou D) está correta.
Outras questões
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa.
No caso clínico anterior, que fator pode ser considerado determinante para o aparecimento do quadro clínico febril?
Homem com 72 anos, dor abdominal em cólica há 24 horas. Parada de eliminação de gases e fezes, negando enjôo ou vômitos. Ao exame clínico distensão abdominal, timpanismo, com ausência de descompressão dolorosa e ruídos peristálticos aumentados.Toque retal descrito como sem anormalidades. Recebendo este paciente no pronto-socorro, qual procedimento solicitaria para confirmar o diagnóstico?
A alteração eletrocardiográfica mais precoce no paciente renal crônico com hipercalemia é:
Na urgência, uma fratura da pelve do tipo LIVRO ABERTO, no qual o paciente está hemodinamicamente estável, é correto afirmar: