Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.

A
Deve-se iniciar a terapia com modificações de estilo de vida, utilizando a terapia farmacológica se não houver resposta.
B
O objetivo de controle pressórico é abaixo de 140/90 mmHg.
C
Deve-se iniciar estatina, com objetivo de obter LDL colesterol abaixo de 130mg/dl.
D
Neste caso, não está indicado o uso do ácido acetilsalicílico.
E
Está indicado o rastreamento de nefropatia, através da albuminúria.
A displasia do desenvolvimento do quadril pode levar a graves sequelas e distúrbios de marcha se não for diagnosticada precocemente. Nessa doença:
Recém-nascido a termo, do sexo masculino, com índice de Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto e peso ao nascimento de 3.600 g, passou a apresentar, a partir da segunda semana de vida, vômitos pós-mamadas em jato, não biliosos e perda de peso. Ao exame clínico, foi palpada oliva pilórica; à avaliação laboratorial, foram constatadas alcalose metabólica hipoclorêmica e hipopotassemia. Qual a principal hipótese diagnóstica?
O principal sintoma e o tratamento mais indicado para fissura anal crônica são, respectivamente:
Em qual das técnicas para correção da hérnia inguinal sem tensão a tela de polipropileno não é colocada no espaço pré peritoneal:
Compartilhar