Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.

A
Deve-se iniciar a terapia com modificações de estilo de vida, utilizando a terapia farmacológica se não houver resposta.
B
O objetivo de controle pressórico é abaixo de 140/90 mmHg.
C
Deve-se iniciar estatina, com objetivo de obter LDL colesterol abaixo de 130mg/dl.
D
Neste caso, não está indicado o uso do ácido acetilsalicílico.
E
Está indicado o rastreamento de nefropatia, através da albuminúria.
Marque a alternativa INCORRETA:
Paciente apresenta um nódulo pulmonar solitário. Considerando a propedêutica deste nódulo, marque a opção CORRETA:
As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Qual a provável etiologia do fluxo vaginal apresentado pela paciente?
Paciente de 58 anos, assintomática, 10 mamografias de rastreamento, cujo diagnóstico foi de B1-RADS 4C por area de 2 centímetros com microcalcificações pleomórficas retroareolar à esquerda. O exame-físico e ultrassom das mamas estavam normais. A paciente deve então ser orientada da seguinte forma:
Compartilhar