Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.

A
Deve-se iniciar a terapia com modificações de estilo de vida, utilizando a terapia farmacológica se não houver resposta.
B
O objetivo de controle pressórico é abaixo de 140/90 mmHg.
C
Deve-se iniciar estatina, com objetivo de obter LDL colesterol abaixo de 130mg/dl.
D
Neste caso, não está indicado o uso do ácido acetilsalicílico.
E
Está indicado o rastreamento de nefropatia, através da albuminúria.
Paciente masculino, 36 anos, com insônia, desinibição social, logorreico, agitação psicomotora e ideias de grandeza há 5 dias, de caráter progressivo. Qual o diagnóstico mais provável?
Um neonato apresenta vômitos biliosos persistentes, sem distensão abdominal. A radiografia de abdome mostra o sinal da dupla bolha. O diagnóstico mais provável é:
O diagnóstico precoce e a avaliação imediata do lactente com suspeita de atresia biliar são muito importantes para que o procedimento cirúrgico corretivo atinja taxa de sucesso elevada (90%). O nome da cirurgia e o momento de sua realização são, respectivamente:
Numa reanimação cardiopulmonar em criança cardiopata que apresentou parada cardiorrespiratória em fibrilação ventricular, qual a droga a ser utilizada após a primeira tentativa de desfibrilação?
Compartilhar