Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132mg/dl, colesterol total de 238mg/dl, HDL colesterol 42mg/dl, triglicerídeos 155mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório a paciente apresenta glicemia em jejum de 128mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Deve-se iniciar a terapia com modiicações de estilo de vida, utilizando a terapia farmacológica se não houver resposta.
B
O objetivo de controle pressórico é abaixo de 140/90 mmHg.
C
Deve-se iniciar estatina, com objetivo de obter LDL colesterol abaixo de 130mg/dl.
D
Neste caso, não está indicado o uso de aspirina.
E
Está indicado o rastreamento de nefropatia, através da albuminúria.
Outras questões
A utilização de zidovudina (AZT) por via oral durante 6 semanas em recém-natos nascidos com exposição perinatal ao HIV faz parte da estratégia para evitar a transmissão vertical do agente. Qual é o evento adverso mais frequente desse antirretroviral e que deve ser avaliado laboratorialmente?
Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares:
Criança de dois anos veio ao CSF com história de febre alta há 48 horas, dor de garganta e tosse rouca. Ao exame do orofaringe, havia uma hiperemia intensa das amígdalas. Esse quadro é mais sugestivo de: