Paciente foi submetido à hemitireoidectomia à esquerda. Como particularidade, apresentava há dez anos, cicatriz na região cervical à direita por endarterectomia da carótida. Ao ser entubado, após o término da cirurgia da tireoide, o paciente apresentou dispneia importante, sendo necessária nova entubação. Nessa situação, o diagnóstico e a conduta, são:
A
paralisia do recorrente à esquerda e do vago à direita - traqueostomia.
B
paralisia bilateral do recorrente - manter a entubação até reversão do quadro.
C
paralisia unilateral do recorrente - manter a entubação até reversão do quadro.
D
paralisia do recorrente à direita e do vago à esquerda - traqueostomia.
Outras questões
Uma das complicações mais comuns em pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico é a Neutropenia Febril. Em relação a esse diagnóstico, assinale a INCORRETA:
A principal estrutura do sistema nervoso central envolvida com a doença de Parkinson é:
A dimensão dos compartimentos e a distribuição do líquido corpóreo variam com o desenvolvimento. Com a progressão da idade, desde o período intrauterino até a idade adulta, a água corpórea total (em relação ao peso), o volume de fluido extracelular e o volume de fluido intracelular, respectivamente:
Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de: