Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente foi submetido à hemitireoidectomia à esquerda. Como particularidade, apresentava há dez anos, cicatriz na região cervical à direita por endarterectomia da carótida. Ao ser entubado, após o término da cirurgia da tireoide, o paciente apresentou dispneia importante, sendo necessária nova entubação. Nessa situação, o diagnóstico e a conduta, são:

A
paralisia do recorrente à esquerda e do vago à direita - traqueostomia.
B
paralisia bilateral do recorrente - manter a entubação até reversão do quadro.
C
paralisia unilateral do recorrente - manter a entubação até reversão do quadro.
D
paralisia do recorrente à direita e do vago à esquerda - traqueostomia.
Lactente, 4 meses, é internado por quadro de insuficiência cardíaca. Ao exame, evidenciam-se palidez, desconforto respiratório e taquicardia. Pulso pedioso não palpável bilateralmente. A cardiopatia congênita é:
Uma paciente com cólica nefrética há 15 dias. Apresenta ecografia urinária com cálculo de 1,5 cm de diâmetro situado a ureter terminal complicado por hidronefrose. Qual o tratamento indicado?
Jorge vem ao consultório com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve em um dos olhos, apresentando, ao exame, hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção epupila em miose. Estes achados sugerem o diagnóstico de:
Lactente de 9 meses de idade vai à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Compartilhar