Paciente G3P2A0 (2 partos vaginais), 38 semanas de gestação, é admitida na sala de parto com diagnóstico de descolamento prematuro de placenta. Ao exame: PA 90 x 50 mmHg, pulso 98 bpm e FR 18 mrp.Toque: colo dilatado 5 cm, bolsa íntegra, +1 de De Lee, cefálico em “ODP”, BCF 102 bpm. A melhor conduta materno-fetal para resolução da gestação é:
A
realizar amniotomia e bloqueio peridural contínuo.
B
aguardar evolução normal do trabalho de parto.
C
acelerar o trabalho de parto com ocitocina.
D
realizar cesárea.
E
ressuscitação fetal intraútero e aguardar evolução do trabalho de parto.
Outras questões
Paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de tosse com escarro hemoptoico, febre, dor torácica à esquerda e anorexia há 5 dias. Realizou RX de tórax que evidenciou consolidação alveolar em lígula e no lobo inferior esquerdo, leucograma com leucocitose e ureia de 65. PA: 90 x 60 mmHg. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta para o caso de acordo com o CURP-65.
Hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no mundo. Acerca dessa afecção, assinale a alternativa incorreta.
Lactente masculino de um ano e dois meses de idade foi atendido no pronto-socorro com história de quadro gripal há uma semana. Segundo a mãe, desde a madrugada, a criança está chorando muito e levando as mãos até as orelhas com bastante frequência. À otoscopia: OD (membrana timpânica abaulada e hiperemia) e OE (otorreia). Assinale a alternativa quanto à conduta que deve ser adotada, segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.