Paciente G3P2A0 (último parto há 3 anos) apresenta-se no pré-natal com 8 semanas e Coombs indireto (+). Relata ter feito imunoglobulina anti-Rh na gestação anterior. O marido tem tipagem Rh (-) Du (-). Qual a conduta a ser tomada nesta gestação?
A
Imunoglobulina anti-Rh profilática na 28ª semana e pós-parto.
B
Coombs indireto seriado mensal e acompanhamento fetal com Doppler de artéria cerebral média.
C
Imunoglobulina anti-Rh somente após o parto, depois da quantificação de hemorragia feto-materna pelo teste de Kleihauer-Betke.
D
Não administrar imunoglobulina e seguimento pré-natal normal.
E
Realizar cordocentese por volta da 28ª semana para quantificação da anemia fetal pela espectrofotometria do líquido amniótico.
Outras questões
Sobre a crise convulsiva febril na criança, todas estão corretas exceto:
Das Cardiopatias Congênitas abaixo, qual se manifesta com maior frequência com cianose:
Com relação ao atendimento no PS de um paciente 30 anos vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e selecione a sequência correta: ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso; ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha paratraqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda; ( ) A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2 cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue; ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces; ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS, é devido geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
Recém nascido a termo, apgar 9 no primeiro e quinto minuto, com 12 horas de vida, inicia quadro de taquipneia, cianose, palidez cutânea e dificuldade para sugar. Ao exame, não apresenta sopros cardíacos, presença de segunda bulha única e alta. Radiografia de tórax com área cardíaca normal e transparência pulmonar normal. Eletrocardiograma apresenta padrão de sobrecarga ventricular direita. Gasometria arterial com hipoxemia e acidose metabólica. Este recém-nascido se beneficiará com o uso de: