Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente G3P2A0 (último parto há 3 anos) apresenta-se no pré-natal com 8 semanas e Coombs indireto (+). Relata ter feito imunoglobulina anti-Rh na gestação anterior. O marido tem tipagem Rh (-) Du (-). Qual a conduta a ser tomada nesta gestação?

A
Imunoglobulina anti-Rh profilática na 28ª semana e pós-parto.
B
Coombs indireto seriado mensal e acompanhamento fetal com Doppler de artéria cerebral média.
C
Imunoglobulina anti-Rh somente após o parto, depois da quantificação de hemorragia feto-materna pelo teste de Kleihauer-Betke.
D
Não administrar imunoglobulina e seguimento pré-natal normal.
E
Realizar cordocentese por volta da 28ª semana para quantificação da anemia fetal pela espectrofotometria do líquido amniótico.
A principal estrutura do sistema nervoso central envolvida com a doença de Parkinson é:
A dimensão dos compartimentos e a distribuição do líquido corpóreo variam com o desenvolvimento. Com a progressão da idade, desde o período intrauterino até a idade adulta, a água corpórea total (em relação ao peso), o volume de fluido extracelular e o volume de fluido intracelular, respectivamente:
Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de:
Um paciente de 65 anos, que pesa 80 kg, tem obstrução intestinal baixa por tumor de sigmoide. É portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada e de hipertensão arterial. Faz uso de diuréticos tiazídicos e de digital. Na avaliação pré-operatória, o eletrocardiograma revela depressão do segmento ST, ondas U proeminentes e achatamento dos complexos QRS. O potássio sérico é 2,5 mEq/L. A respeito da situação deste paciente, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar