Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Paciente hipertenso de longa data desenvolve dor precordial progressiva com irradiação para o dorso e abdome, distensão abdominal, ausência de pulso em membros inferiores. No momento da admissão na emergência, a sua pressão arterial é de 220/130mmHg em MMSS e 140/80 em MMII. Qual a melhor conduta para controle da pressão arterial? Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.

A
Hidralazina venosa.
B
Diazóxido venoso.
C
Beta-bloqueio seguido de nitroprussiato de sódio.
D
Bloqueador de canal de cálcio sublingual.
E
Inibidor de ECA sublingual.
Mulher vacina os filhos para caxumba, sarampo e rubéola. Após 5 dias, descobre estar grávida. A conduta correta é:
Durante reunião de avaliação da sua equipe, identifica-se que ectoparasitoses como a escabiose, a pediculose, a ftiríase e a tungíase vêm representando um problema de difícil controle na comunidade. Tomando como referência o manejo dessas condições, pode-se afirmar que:
Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:
O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:
Compartilhar