Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Paciente idosa hipertensa, com taxa de filtração glomerular estimada em 50ml/minuto, portadora de osteoporose, vem tendo descontrole da pressão arterial nos últimos meses. Faz uso de enalapril 40 mg/dia, já foi orientado para mudanças do estilo de vida. Depois de descartar causas secundárias para hipertensão, qual anti-hipertensivo deverá ser associado, para ter o melhor efeito sinérgico para controle pressórico desta paciente?

Lactente de 5 meses é admitido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal em cólica há 12 horas. Associado, apresentou 2 episódios de vômitos de conteúdo alimentar, fezes diarreicas e um episódio de evacuação com aspecto de "geléia de morango" (muco e sangue). No exame físico apresentava adbome levemente distendido, depressível à palpação com FID "vazia" e massa palpável em região epigástrica. Qual a principal hipótese diagnóstica e exame de escolha para confirmação?
São contraindicações das gonadotrofinas para o tratamento da infertilidade, EXCETO:
Sobre os tumores hepáticos benignos, é correto afirmar que:
Um jovem 20 anos de idade, bateu seu carro contra um poste e não usava cinto de segurança. Ao ser resgatado e trazido a sala de emergência, apresentava-se com fraturas importantes maxilofaciais e em sofrimento respiratório. Assinale a alternativa correta, em relação à conduta a ser tomada:
Compartilhar