Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Nefrologia

Reumatologia

Paciente idosa queixa-se de dor em região dorsal e costelas, precipitada pelo movimento. Na avaliação laboratorial, apresenta anemia, hipercalcemia, proteinúria e hiponatremia. A radiografia de tórax mostra lesões líticas em costelas e osteopenia difusa. O diagnóstico mais provável é:

A
Tuberculose.
B
Mieloma múltiplo.
C
Hiperparatireoidismo.
D
Linfoma.
As fístulas anorretais são comunicações anormais entre o segmento anorretal com órgãos ou tecidos vizinhos. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Paciente masculino com 58 anos, fumante e consumidor diário de bebidas alcoólicas, com suspeita de ser portador de neoplasia originária na mucosa das vias aerodigestivas superiores (VADS). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
Recém-nascido, 20 dias de vida, alimentado ao seio materno e ganhando 10 gramas/dia apresenta vômitos e 6 evacuações líquidas e esverdeadas por dia. Ao exame: choroso, ictérico ++/4, pupilas com aspecto opacificado, abdome globoso, fígado a 6 cm do RCD, endurecido. Glicemia pré-mamada = 20 mg/dL. Urina com teste de Benedict +++. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar