Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Nefrologia

Reumatologia

Paciente idosa queixa-se de dor em região dorsal e costelas, precipitada pelo movimento. Na avaliação laboratorial, apresenta anemia, hipercalcemia, proteinúria e hiponatremia. A radiografia de tórax mostra lesões líticas em costelas e osteopenia difusa. O diagnóstico mais provável é:

A
Tuberculose.
B
Mieloma múltiplo.
C
Hiperparatireoidismo.
D
Linfoma.
BSC, de 65 anos, sexo masculino, tem quadro arrastado (seis meses) de alteração da força muscular, que iniciou na perna esquerda, com dificuldades de levantar o pé e, após três meses, a outra perna também estava fraca. Há um mês, os sintomas pioraram, aparecendo fraqueza do braço esquerdo e alteração da voz. Ao exame, notam-se atrofia muscular, sensibilidade normal, hiperreflexia global a fasciculação. O diagnóstico do quadro descrito é:
O diagnóstico de transtorno de personalidade baseia-se, fundamentalmente:
Paciente com 32 semanas de gestação sofreu acidente de automóvel. Estava dirigindo a 60 km/h, vinha utilizando cinto de segurança e não sofreu lesões externas. Foi atendida no pronto-socorro, onde recebeu atendimento adequado e liberada após seis horas de observação sem qualquer lesão constatada. Dois dias após, chega à maternidade com contrações uterinas regulares (2 a cada 10 minutos) e cardiotocografia reativa. Qual o diagnóstico provável?
Mulher, 29 anos, preta, assintomática, apresenta, em radiograma de tórax realizado para admissão no trabalho, linfoadenomegalias nas regiões hilares e paratraqueais, bilateralmente. Hemograma normal. Mantoux não reator. Ao exame físico, não apresenta linfonodos palpáveis. Qual é a principal suspeita diagnóstica?
Compartilhar