Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Psiquiatria

Paciente idoso com 72 anos de idade, durante avaliação neuropsicológica, atinge 21 pontos no mini-exame do estado mental (de Folstein). Este resultado:

A
É diagnóstico de demência.
B
Afasta demência.
C
Permite diferenciar entre demência senil e demência por múltiplos infartos.
D
Permite diferenciar entre demência e pseudo-demência.
E
Deve ser interpretado de acordo com o grau de instrução do paciente.
Em relação à IRA (insuficiência renal aguda), assinale a alternativa INCORRETA.
Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.
Com relação à infecção relacionada com cateter vascular em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.
Mariana, 13 anos, chega ao ambulatório queixando-se de "dor no joelho", preocupada em participar da maratona para qual vem se preparando "há meses". O exame físico revela dor mal localizada na face anterior do joelho direito, sem sinais flogísticos, crepitações ou quaisquer outros sinais. A radiografia não evidenciou anormalidades. Com base na principal hipótese diagnóstica, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar