Paciente idoso, dependente de familiares para ingestão de água e alimentos, é trazido para realização de desbridamento na região do pé, foram solicitados exames pré-operatórios e constatado sódio sérico de 172 mEq/L, a correção rápida deste íon pode resultar em:
A
Fibrilação atrial e alteração do intervalo QT.
B
Vasoconstrição e redução do fluxo sanguíneo cerebral.
C
Perda de volume cerebral com ruptura de vasos e hemorragia.
D
Edema cerebral, convulsões e coma.
E
Mielinólise pontina central.
Outras questões
A síndrome Metabólica (SM) é uma condição muito frequente, presente em um importante contingente de adultos no mundo inteiro. No entanto, algumas evidências já têm sido destacadas, orientando o raciocício clínico em sua prática cotidiana. Sobre o assunto, analise as afirmativa abaixo: I. Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da SM, destacam-se fatores demográficos, genéticos e intrauterinos, bem como estilo de vida e estresse psicossocial. II. A resistência à insulina é parte fundamental do abstrato fisiopatológico desta síndrome. Está fortemente associada também com anormalidades da coagulação e na fibrinólise, com marcadores de inflamação e com a microalbuminúria. III. O aumento de depósitos de gordura ectópica, particularmente na musculatura esquelética, associam-se a uma maior circulação de ácidos graxos livres em portadores de SM. IV. O crescimento fetal reduzido e ao baixo peso ao nascer têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular e componentes da SM. V. A disfunção endotelial tem sido associada a vários componentes da SM como aumento da pressão sanguínea, hiertrigliceridemia, hiperuricemia, aumento da proteína C-reativa e resistência à insulina. Assinale a afirmativa correta:
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:
Uma mulher de 38 anos, com consumo diário de 400 a 600 ml de vodca, é acompanhada ambulatorialmente em programa contra alcoolismo. Apresenta elevação de enzimas hepáticas, sorologia para hepatites negativas e esteatose hepática ao ultrassom. É levada por familiares ao pronto-socorro com febre, icterícia, sonolência e períodos breves de confusão mental. Apresenta transaminases 2 vezes o valor normal, gama GT = 690 U/L, INR = 1,9 e leucocitose de 18.000/mm³, sem desvio à esquerda. Não há foco infeccioso evidente. Recomenda-se, por eficácia comprovada, o uso de: