Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente idoso, dependente de familiares para ingestão de água e alimentos, é trazido para realização de desbridamento na região do pé, foram solicitados exames pré-operatórios e constatado sódio sérico de 172 mEq/L, a correção rápida deste íon pode resultar em:

A
Fibrilação atrial e alteração do intervalo QT.
B
Vasoconstrição e redução do fluxo sanguíneo cerebral.
C
Perda de volume cerebral com ruptura de vasos e hemorragia.
D
Edema cerebral, convulsões e coma.
E
Mielinólise pontina central.
Vinícius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. Vinicíus permaneceu quatro meses em viagem e retorna antecipadamente com fadiga, febre elevada e dor articular intensa, calor e edema em joelho direito, tornozelo direito, dorso do pé e punho esquerdo, além de lombalgia, há uma semana. Deambulava com grande dificuldade e havia recebido diagnóstico de tendinite do Aquileu bilateral. Ao retornar, revela ao médico ter tido relações sexuais sem preservativos com uma colega de trabalho, durante a viagem, seguida, algumas semanas após, de disúria autolimitada. O médico recomenda que Vinícius faça contato com a colega para que ela procure orientação médica. A conduta indicada para ela é:
Uma paciente feminina de 65 anos apresenta HAS com insuficiência renal secundária, exames laboratoriais com cálcio sérico de 7,5 e albumina normal. Qual dos fatores abaixo não está associado a esse achado?
Dentre os transtornos de ansiedade, alguns podem se manifestar durante o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Sobre esses transtornos, é CORRETO afirmar que:
Uma criança de 15 meses apresentou febre elevada por 3 dias, tendo ocorrido convulsão febril no primeiro dia da doença. Permaneceu com bom estado geral. No quarto dia, exantema maculopapular generalizado, não voltando a apresentar febre. O agente etiológico mais provável é:
Compartilhar