Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Paciente idoso portador de doença de Parkinson com importante rigidez e dificuldade de locomoção apresenta distúrbio de comportamento com agitação e agressividade. O plantonista é chamado para controlar o distúrbio de comportamento. Qual das drogas, a princípio, seria a mais indicada?

A
Quetiapina.
B
Haloperidol.
C
Risperidona.
D
Olanzapina.
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
O exame complementar do quadril mais adequado para a confirmação do diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril de um recém-nascido de 22 dias, é:
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Compartilhar