Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Psiquiatria

Paciente idoso portador de doença de Parkinson com importante rigidez e dificuldade de locomoção apresenta distúrbio de comportamento com agitação e agressividade. O plantonista é chamado para controlar o distúrbio de comportamento. Qual das drogas, a princípio, seria a mais indicada?

A
Quetiapina.
B
Haloperidol.
C
Risperidona.
D
Olanzapina.
Menino, 3a, queixa-se de dor em joelho direito há 5 dias, que piora com esforço físico. Nega sinais inflamatórios. Tem história de quadro infeccioso de vias aéreas superiores há 10 dias. Exame físico: marcha claudicante, limitação da abdução e rotação interna do quadril direito, sem outras alterações. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA E A CONDUTA SÃO:
Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?
A técnica atual da cirurgia de catarata consiste em:
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaléia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada a náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas a escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Compartilhar