Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente internada em UTI com meningococcemia, evoluindo com piora do padrão respiratório. A equipe decide por coletar gasometria antes de proceder à intubação orotraqueal, cujo resultado foi: pH = 7,20, PO2 = 68 mmHg, PCO2 = 48 mmHg, HCO3 = 18 mEq/L. Quanto ao distúrbio ácido-básico, é correto afirmar que trata-se de

A
acidose respiratória.
B
acidose metabólica.
C
acidose mista.
D
alcalose respiratória + acidose metabólica.
E
acidose respiratória + alcalose metabólica.
Paciente sexo masculino, com 21 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro após acidente automobilístico, apresentando pressão arterial 120 X 80 mmHg, pulso de 80 bpm. Diagnosticada fratura da bacia, uretrorragia e hematoma perineal, sem outras lesões. A uretocistografia revelou lesão completa de uretra membranosa. Qual a melhor conduta?
Paciente do sexo masculino, com 53 anos de idade, com diagnóstico de varizes de esôfago há 3 anos por hipertensão do portal de etiologia esquistossomótica, deu entrada no pronto-socorro, com história de vômitos com sangue em grande quantidade há 1 hora. Ao exame, pressão arterial = 70 x 40 mmHg, pulso fino de 120 bpm, pele fria, sudorese e confusão mental. Qual a melhor conduta?
Nódulos de Heberden e Bouchard são característicos de:
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. No Brasil, em pacientes com tuberculose pós-primária, é comum o achado radiológico de massas no interior do parênquima pulmonar, com porção central necrosada - as chamadas cavitações, frequentemente vista nos segmentos apicais posteriores dos lobos superiores ou nos segmentos superiores dos lobos inferiores.
Compartilhar