Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Paciente, 34 dias de vida, é levado à consulta de rotina, trazendo o resultado do teste do pezinho, onde se verificou, na eletroforese de Hb, a presença de hemácias F, A e S. A conduta a ser adotada é:

A
iniciar uso de penicilina benzatina profilática
B
indicar o uso de ácido fólico 5 mg/dia
C
evitar situações de stress, pois pode desencadear a falcização
D
acalmar os genitores e manter a conduta rotineira para a idade
E
indicar realização de hemograma com reticulócitos
Para um paciente masculino, de 42 anos, com anemia ferropriva, assinale a alternativa CORRETA.
Homem de 22 anos foi encontrado desacordado. Encontra-se no momento, sonolento, com respiração espontânea, fala lentificada e confusa. Não apresenta outras alterações do exame físico. Foram excluídas causas orgânicas para o quadro. Assinale o provável diagnóstico e a conduta.
Homem de 77 anos chega ao pronto-socorro com dor e distensão abdominal há 3 dias e vômitos há um dia. Exame físico: desidratado, descorado, eupneico, afebril, pulmões livres, abdome distendido, com dor a palpação profunda difusamente, sem descompressão brusca dolorosa, ruídos hidroaéreos aumentados. Toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. RX de abdome: grande distensão de cólon. Hemograma: 15.000 leucócitos e 5% de bastonetes. A conduta é:
Primigesta, na 32ª semana de gestação apresenta pressão arterial de 140 / 90 mmHg associada à cefaleia persistente, alteração da visão e dor no hipocôndrio direito. Exames laboratoriais revelaram: plaquetas = 93.000/mm3, bilirrubina sérica total = 1,3 mg%, desidrogenase lática = 1870UI/L, proteinúria = 440 mg/24 horas. O diagnóstico é
Compartilhar