Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Paciente internado com quadro de edema, oligúria, hipertensão, apresenta-se dispneico com estertores de base pulmonar, alterações hidroeletrolíticas, como hiperpotassemia, acidose grave, hipocalcemia, hiperfosfatassemia e hiperuricemia. Após instituir a terapêutica habitual para IRA, passa a manter hiponatremia refratária à terapia. Aumento progressivo da ureia e creatinina, oligoanúria persistente. A conduta a ser adotada no caso é indicar:

A
soluções hipotônicas.
B
diálise peritoneal.
C
transfusão de plasma fresco.
D
solução hipertônica.
E
diuréticos tiazídicos.
Um paciente idoso, 80 anos, submetido a prostatectomia radical, no terceiro dia de pós-operatório apresenta quadro de anorexia, náuseas, letargia e confusão mental. Considerando o caso descrito, o diagnóstico MAIS provável é de:
Em relação às diarreias, é incorreto afirmar que:
Na faixa etária pediátrica, qual das seguintes doenças tem diagnóstico clínico e indicação de tratamento cirúrgico mais evidentes, sem necessidade de exames complementares pré-operatórios na maioria dos casos?
Assinale a alternativa que indica corretamente o quimioterápico a ser utilizado nos casos de doença trofoblástica gestacional, que necessitem de monoquimioterapia e que não responderam adequadamente ao metrotrexate.
Compartilhar