Paciente jovem com diarreia crônica bem caracterizada e sinais clínicos de desnutrição. Se quisermos confirmar a síndrome de má absorção e diferenciar um defeito primário da mucosa de um defeito na digestão das gorduras, usaremos respectivamente:
A
prova de D-xilose e dosagem de gordura nas fezes
B
dosagem de gordura nas fezes e dosagem de ácidos graxos
C
xilosúria e dosagem de gordura nas fezes
D
exame direto de fezes e trânsito intestinal
E
dosagem de gordura nas fezes e prova de D-xilose
Outras questões
As cardiopatias congênitas têm um largo espectro de gravidade. Em relação a sua frequência, a MAIS COMUM é:
Homem, 72 anos, com diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal, iniciou um quadro súbito de dor e de tumefação dos pododáctilos, especialmente na porção distal dos mesmos. Foi pensado em quadro de ateroembolia. Diante desta hipótese diagnóstica, faria parte das alterações esperadas a presença de:
Considerando o monitoramento do ritmo cardíaco, a parada cardiorrespiratória na criança ocorre mais frequentemente com o ritmo em
Mulher, 70 anos, com claudicação intermitente em membros inferiores para cerca de 300 metros no plano, acometendo principalmente as regiões de pé e panturrilhas há cerca de seis meses. É hipertensa em uso de anlodipino 10 mg ao dia e também ex-tabagista (fumou cerca de 20 cigarros por dia por 50 anos). Ao exame apresenta pulsos femorais amplos e palpáveis e pulsos poplíteos e distais dos membros inferiores não palpáveis. Índice tornozelo branquial de 0,62 à esquerda e 0,68 à direita. Qual a conduta mais adequada para este caso?