Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente jovem hipertenso, apresenta episódios de crises hipertensivas graves e catecolaminas aumentadas. Entre as opções abaixo, assinale aquela que refere o diagnóstico provável:

A
Coarctação da aorta
B
Glomerulonefrite aguda
C
Feocromocitoma
D
Hipertensão essencial
E
Insuficiência renal aguda
Recém-nascido, com 25 dias de vida, em aleitamento materno, apresentando vômitos em jato, lácteos, há 8 dias. Ao exame, apresenta-se bastante desidratado e apático; nota-se abaulamento e peristaltismo visível na região do epigástrio. Diante da suspeita de estenose hipertró?ca de piloro, assinale a alternativa que indica corretamente: o exame de imagem a ser solicitado; as alterações hidroeletrolíticas esperadas; as alterações do equilíbrio acido-básico esperadas.
Mulher, 32 anos, com queixa de dor facial em peso, cacosmia e rinorréia posterior há três meses. Realizou tratamento com diversos antibióticos nesse período sem resolução do quadro. Em tomografia de seios da face nota-se velamento isolado de seio maxilar direito, conteúdo heterogêneo com calcificações de permeio e grau moderado de rarefação óssea junto as suas paredes medial e posterior. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a terapêutica mais indicada para essa paciente?
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Helen, seis meses, é internada por causa de uma fratura de fêmur. Tem tíbia e fêmur arqueados, macrocefalia e escleras azuladas. O diagnóstico mais provável de Helen é:
Compartilhar