Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente jovem hipertenso, apresenta episódios de crises hipertensivas graves e catecolaminas aumentadas. Entre as opções abaixo, assinale aquela que refere o diagnóstico provável:

A
Coarctação da aorta
B
Glomerulonefrite aguda
C
Feocromocitoma
D
Hipertensão essencial
E
Insuficiência renal aguda
Homem de 67 anos consultou com seu médico de família. Ao realizar o toque retal, o médico observou uma próstata aumentada, tensa e sem sulco mediano. Posterior ultrassonografia abdominal mostrou o aumento da próstata fazendo protrusão no interior da bexiga e trabeculação vesical. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Uma geronte de 87 anos com diagnóstico de Doença de Alzheimer é atendida, em domicílio, por seu médico geriatra assistente. Os familiares referem quadro clínico de sonolência diurna excessiva, intercalada com episódios de confusão mental e agitação psicomotora. Ao exame, não apresentava sinais focais, mas tinha dificuldade em focar e manter a atenção ao exame clínico. Os familiares referem que a paciente teve uma piora aguda da cognição e evoluiu em 48 horas para o quadro atual. Vem apresentando urina sanguinolenta e com odor fétido. Avaliando o diagnóstico sindrômico e as opções de diagnósticos etiológicos e condutas adequadas, assinale a alternativa CORRETA.
Criança de 10 anos de idade procura o pronto-socorro com queixa de aumento de volume no hemi-escroto direito, observado há aproximadamente 6 horas, acompanhado de dor e hiperemia local. Refere início dos sintomas após exercício físico. Com relação ao quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Diante de um paciente com instabilidade hemodinâmica e monitorização invasiva, o achado de: débito cardíaco baixo, pressão média de artéria pulmonar ocluída elevada, resistência vascular sistêmica elevada e pressão de átrio direito elevada, é compatível com o diagnóstico de:
Compartilhar