Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente jovem, no 5º pós-operatório de hemicolectomia direita, apresenta febre de 39 ºC, taquipneia, taquicardia, parada de eliminação de gases e fezes, dor abdominal e distensão abdominal. A complicação pós-operatória em questão diz respeito a:

A
obstrução intestinal metabólica por infecção pulmonar.
B
obstrução intestinal devido ao preparo intestinal inadequado com manitol.
C
deiscência da anastomose íleo-cólica.
D
obstrução instestinal por brida e aderências precoces.
E
abscesso intraperitoneal pós-operatório.
Um recém-nascido acaba de nascer com gastrosquise e vai ser operado dentro das próximas 24 horas. Na conversa com o neonatologista é correto afirmar que:
Marcos, 20 anos, há dois anos, vem apresentando mudança de comportamento, começou a ter retraimento social, deixou de estudar, ficava recluso no seu quarto, sem conversar com familiares e não saía de casa. Referia ter desconfiança dos vizinhos, achava que o olhavam de modo estranho. Dizia que o estavam filmando e que seus pensamentos estavam sendo transmitidos. Dizia que o vizinho estava praticando vodu e ouvia vozes em sua casa, que o acusavam e o ameaçavam. Nega uso de álcool, embora tenha usado maconha ocasionalmente aos 15 anos. O exame físico não revelou anormalidades e todos os testes sanguíneos foram normais. Ao exame do estado mental apresenta afeto embotado, anedonia, abulia, irradiação do pensamento, delírio de controle e alucinações auditivas. Sua fala tem velocidade, ritmo e tom normais. O diagnóstico deste caso é de:
Uma criança de três anos é trazida para avaliação de gagueira de inicio recente. O desenvolvimento neuropsicomotor é normal. Aos pais deve ser dito que a gagueira:
Chega ao ambulatório de triagem um professor de 62 anos, que se queixa de alterações na coloração das mãos quando em contato com o frio, compatíveis com o fenômeno de Raynaud. Ele nega outros sinais e sintomas. No caso em tela, a possibilidade de estar diante de um caso de doença de Raynaud se reforça por:
Compartilhar