Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente jovem, no 5º pós-operatório de hemicolectomia direita, apresenta febre de 39 ºC, taquipneia, taquicardia, parada de eliminação de gases e fezes, dor abdominal e distensão abdominal. A complicação pós-operatória em questão diz respeito a:

A
obstrução intestinal metabólica por infecção pulmonar.
B
obstrução intestinal devido ao preparo intestinal inadequado com manitol.
C
deiscência da anastomose íleo-cólica.
D
obstrução instestinal por brida e aderências precoces.
E
abscesso intraperitoneal pós-operatório.
Nas recomendações da American Heart Association (Dez 2005), a relação correta entre ventilações e compressões cardíacas é:
Crises epiléticas ou convulsões são comuns na faixa etária pediátrica e podem ocorrer em aproximadamente 10% das crianças. Quanto à convulsão na infância, é correto afirmar que:
No puerpério, os sinais do exame físico que sugerem presença de infecção intrauterina são:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar