Questões na prática

Oftalmologia

Paciente lavrador, com baixa acuidade visual após trauma corneano com vegetais e, ao exame oftalmológico, apresenta ulceração corneana com secreção. Estão contraindicados:

A
Cicloplégicos.
B
Analgésico via oral.
C
Antifúngicos tópicos.
D
Antibióticos tópicos.
E
Corticoides tópicos.
Convidado a ministrar uma aula sobre anormalidades dos membros inferiores na infância, em congresso científico de nível internacional, um ortopedista pediátrico esmerou-se na seleção das fotografias contidas no atlas que acabara de publicar. No dia da apresentação, ele foi minucioso ao discorrer sobre as alterações angulares, causa corriqueira de ansiedade dos familiares, tendo ensinado que:
Paciente de 60 anos, obesa, com maus resultados no controle da hipertensão e diabetes no último ano. É uma frequentadora assídua da unidade básica de saúde, geralmente com queixa de dores no corpo, cefaleia e mal-estar. Em sua última consulta, apresentava-se com bom aspecto de higiene, uma aparência entristecida e dizendo que não estava conseguindo fazer suas faxinas por conta das muitas dores que sentia. Sobre sua família, disse estar morando sozinha desde que a filha faleceu com câncer de mama, há 6 meses. O exame clínico era normal, exceto por ainda apresentar elevação da pressão arterial. Com base no caso e nos critérios definidores de depressão, identifique qual a conduta mais adequada:
Em menina de dois anos com queixa de dor em membro inferior direito, foi realizada radiografia que evidenciou alterações no periósteo da tíbia. Dentre as hipóteses diagnósticas a seguir, o médico DESCARTARIA, pela presença desse achado:
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Compartilhar