Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Paciente masculino, 16 anos de idade, apresenta lesões eritematopapulosas, liquenificadas e hipercrômicas, localizadas simetricamente nas regiões cubitais anteriores, poplíteas e laterais do pescoço, com sinais de escoriações devido ao intenso prurido. Como antecedentes mórbidos pessoais, refere asma brônquica até os 4 anos de idade e rinite alérgica sazonal até a presente data, além de molusco contagioso disseminado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A
Esses pacientes são predispostos a infecções secundárias, principalmente pelos estreptococos.
B
As drogas anti-inflamatórias de uso tópico usadas no tratamento são os corticoides e os macrolídeos imunossupressores.
C
O uso de anti-histamínico não sedante é muito importante no controle do prurido, como ocorre também nos casos de urticária.
D
Esses pacientes são propensos a apresentar quadros exacerbados de reações de hipersensibilidade do tipo tardio.
E
A prevalência dessa doença está diminuindo no mundo.
A doença oncólogica infanto-juvenil, segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer - INCA (2006) - já representa a terceira causa de morte entre 1 e 14 anos de idade em nosso país, devido á falta de tratamento e diagnóstico precoces. A incidência anual estimada de câncer infantil é de 124 casos a cada 1 milhão de habitantes brancos, e de 98 casos por milhão de habitantes negros, sendo que são estimados 7 mil casos novos anualmente (INCA, 2006). Para a nossa região, de acordo com as estimativas, espera-se um nº de 93 casos novos ao ano (população de abrangência de 750.000 habitantes). A taxa de incidência do câncer infantil tem crescido em torno de 1% ao ano. Este crescimento tem sido inversamente proporcional ao crescimento da taxa de mortalidade e estima-se que a taxa de cura global esteja em torno de 85%. É esperado que, em 2010, um em cada 250 adultos seja um sobrevivente de câncer na infância (RODRIGUES & CAMARGO, 2003). Buscando um diagnóstico precoce, relacione os sinais e sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes e o tumor correspondente: 1- Cefaleia matinal persitente; 2- Teste do reflexo vermelho alterado; 3- Sangramento vaginal; 4- Hematúria e hipertensão arterial; 5- Febre de causa não identificada; 6- Excessivo ganho de peso, estrias, hirsutismo e acne. ( ) Retinoblastoma; ( ) Carcinoma de adrenal; ( ) Diversas neoplasias; ( ) Rabdomiossarcoma; ( ) Tumor de Wilms; ( ) Tumor de SNC. A sequência correta é:
Um adolescente de 13 anos de idade com dor em região da tíbia esquerda, que se agrava à noite e diminui com o uso de ácido acetilsalicílico, apresenta o exame físico normal. Na radiografia, é observada uma pequena área hipodensa circundada por formação óssea reacional na radiografia. Qual a hipótese diagnóstica?
Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:
Criança com quatro anos de idade com febre elevada de início súbito, adenomegalia dolorosa, hipertrofia de amígdalas, provavelmente está acometida de:
Compartilhar