Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Paciente masculino, 16 anos de idade, apresenta lesões eritematopapulosas, liquenificadas e hipercrômicas, localizadas simetricamente nas regiões cubitais anteriores, poplíteas e laterais do pescoço, com sinais de escoriações devido ao intenso prurido. Como antecedentes mórbidos pessoais, refere asma brônquica até os 4 anos de idade e rinite alérgica sazonal até a presente data, além de molusco contagioso disseminado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A
Esses pacientes são predispostos a infecções secundárias, principalmente pelos estreptococos.
B
As drogas anti-inflamatórias de uso tópico usadas no tratamento são os corticoides e os macrolídeos imunossupressores.
C
O uso de anti-histamínico não sedante é muito importante no controle do prurido, como ocorre também nos casos de urticária.
D
Esses pacientes são propensos a apresentar quadros exacerbados de reações de hipersensibilidade do tipo tardio.
E
A prevalência dessa doença está diminuindo no mundo.
Com relação à alfafetoproteína, podemos afirmar que:
Um caso de meningite meningocócica foi identificado em uma menina da 8ª série, do turno da tarde de uma escola. A conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso é:
Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente:
De acordo com as normas do Ministério da Saúde o tratamento indicado para um pré-escolar internado com pneumonia aguda que apresenta febre, palidez, tiragem subcostal e vômitos é:
Compartilhar