Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Paciente masculino, 16 anos de idade, apresenta lesões eritematopapulosas, liquenificadas e hipercrômicas, localizadas simetricamente nas regiões cubitais anteriores, poplíteas e laterais do pescoço, com sinais de escoriações devido ao intenso prurido. Como antecedentes mórbidos pessoais, refere asma brônquica até os 4 anos de idade e rinite alérgica sazonal até a presente data, além de molusco contagioso disseminado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A
Esses pacientes são predispostos a infecções secundárias, principalmente pelos estreptococos.
B
As drogas anti-inflamatórias de uso tópico usadas no tratamento são os corticoides e os macrolídeos imunossupressores.
C
O uso de anti-histamínico não sedante é muito importante no controle do prurido, como ocorre também nos casos de urticária.
D
Esses pacientes são propensos a apresentar quadros exacerbados de reações de hipersensibilidade do tipo tardio.
E
A prevalência dessa doença está diminuindo no mundo.
Paciente, sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico prévio de cirrose hepática por hepatopatia alcoólica, é internado com dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresentava-se com sinal do piparote e com sinal de descompressão brusca dolorosa. Foi realizada paracentese em que a análise do líquido ascítico revelou: albumina 0,6 g/dl; 750 células, com 70% de polimorfonucleares. A conduta apropriada para esse caso é:
Paciente do sexo feminino, de 33 anos, há um mês apresenta edema progressivo de membros inferiores e face. Na avaliação feita no CAIS, foram observadas, no exame de urina, hematúria ++/4, leucocitúria +/4 e proteinúria +++/4. A investigação laboratorial de causa secundária mais importante para o caso é:
Na artrite reumatoide:
Quanto à febre amarela, os estudos apontam que:
Compartilhar