Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:

A
adoção de medidas locais, como repouso e elevação da perna direita, proteção da lesão contra trauma e calor local.
B
prescrição de analgésicos e antibioticoterapia.
C
realização de incisão no ponto de maior flutuação, drenagem e curativo ao final do procedimento; o curativo deverá ser trocado diariamente.
D
prescrição de repouso e elevação da perna direita; analgésicos e aguardar drenagem espontânea.
E
instituição de antibioticoterapia por 07 dias antes de ser efetuada a drenagem.
Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. No caso descrito você encontrou um colega seu que estava por perto e que o ajudou até o SAMU chegar. O médico da equipe do SAMU não conseguiu entubar o paciente e usou uma máscara laríngea. O paciente continuou sem pulso e em parada cardíaca; mesmo após as ventilações e compressões torácicas conseguiram um acesso intraósseo (IO) para a administração de medicação. Responda, respectivamente: qual a relação compressão/ ventilação usada por você e seu colega; a relação compressão/ventilação utilizada com o paciente, usando a máscara laríngea, qual a droga de primeira escolha a ser utilizada e a dose pela via IO?
Em relação ao Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, NÃO é verdadeiro:
Julgue o item a seguir, acerca de traumatismos toracoabdominais e geniturinários. Traumas do trato geniturinário estão comumente associados com fraturas pélvicas nos pacientes politraumatizados. Nesses casos, as lesões de bexiga ocorrem com maior frequência em sua porção extraperitoneal e devem ser tratadas por sutura primária, mantendo-se a sonda vesical, após o reparo, por pelo menos sete dias.
Quanto ao tratamento da asma, é CORRETO afirmar:
Compartilhar