Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:

A
adoção de medidas locais, como repouso e elevação da perna direita, proteção da lesão contra trauma e calor local.
B
prescrição de analgésicos e antibioticoterapia.
C
realização de incisão no ponto de maior flutuação, drenagem e curativo ao final do procedimento; o curativo deverá ser trocado diariamente.
D
prescrição de repouso e elevação da perna direita; analgésicos e aguardar drenagem espontânea.
E
instituição de antibioticoterapia por 07 dias antes de ser efetuada a drenagem.
O aparecimento de queloides está influenciado por:
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. Na paciente, fez-se exame de função muscular nas articulações interfalangea distal (ID), interfalangea proximal (IP) e metacarpofalangea (MF). Qual das opções abaixo apresenta os achados esperados na presença de paralisia do nervo radial?
O carcinoma esofágico é uma neoplasia maligna com elevada letalidade. É uma das 10 neoplasias malignas mais prevalentes no mundo. Assinale a alternativa incorreta quanto ao carcinoma esofágico da linhagem espinocelular:
Paciente, 8 anos de idade, sexo masculino, apresentou, há 4 semanas, febre elevada, artralgia com presença de sinais flogísticos, que afetavam articulações dos joelhos, posteriormente tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos. A ausculta cardiopulmonar com presença de SS em foco mitral, taquicardia e 3ª bulha. O ecocardiograma revela discreto derrame pericárdico com insuficiência mitral. Em relação à patologia descrita, é incorreto afirmar:
Compartilhar