Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:
A
adoção de medidas locais, como repouso e elevação da perna direita, proteção da lesão contra trauma e calor local.
B
prescrição de analgésicos e antibioticoterapia.
C
realização de incisão no ponto de maior flutuação, drenagem e curativo ao final do procedimento; o curativo deverá ser trocado diariamente.
D
prescrição de repouso e elevação da perna direita; analgésicos e aguardar drenagem espontânea.
E
instituição de antibioticoterapia por 07 dias antes de ser efetuada a drenagem.
Outras questões
Jovem de 17 anos, sexo feminino, é trazida ao ambulatório de Clínica Médica pelos pais. A queixa é de comportamento 'fora dos padrões' e solicitam investigação adequada. Referem que há cerca de dois anos a mesma apresenta hábitos alimentares aberrantes, chegando a comer '10 pacotes de batatas fritas e incontáveis biscoitos e bombons de chocolate' em um dia. Após este 'dia de farra de comida' (referência dada pelos pais), passa de dois a três dias em intensa atividade física na academia de musculação - com sessões de 6 a 8 horas diárias - sem alimentar-se ou ingerir líquidos adequadamente. Esses ciclos alternantes vêm se repetindo 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 6 meses. Durante entrevista, a paciente confirmou as informações dadas pelos pais e referiu que come exagerado por perder o controle, mas que sente-se extremamente infeliz após tais episódios. Relata que se acha um pouco acima do peso, mas nega indução de vômitos ou uso de laxantes em qualquer época. Nega alucinações visuais ou auditivas. A avaliação mostrou plena orientação pessoal, temporal e espacial; o índice de massa corpórea era de 26 kg/m²; as mucosas estavam levemente ressecadas; demais aspectos do exame físico estavam normais. Foi realizada avaliação bioquímica que não demonstrou alterações. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
O diagnóstico de hepatite pelo vírus D utiliza como teste confirmatório a pesquisa de anti-VHD e como teste de triagem a pesquisa de:
Sobre cicatrização de feridas, escolha a opção correta.
A hérnia inguinal cujo conteúdo é um divertículo de Meckel é chamada de: