Paciente masculino 21 anos, é trazido ao pronto-atendimento após impacto em região pré-tibial e tornozelo esquerdo. Ao exame físico da região pré-tibial observa-se: dor e crepitação óssea à palpação e deformidade óssea visível. No exame do tornozelo observa-se: dor, aumento de volume local e acentuada limitação funcional. Não houve possibilidade de verificar a mobilidade para o lado contrário do ligamento pela dor informada. Assinale a alternativa que contém os diagnósticos atribuídos a cada parte afetada e manejo inicial.
A
Contusão da região pré-tibial e tornozelo. O manejo inicial consta de repouso, aplicação de gelo, contenção elástica anti-inflamatório não esteroides.
B
Fraturas em ambas topografias. Fazer exame radiográfico para confirmação diagnóstica e planejar a forma de tratamento da fratura.
C
Entorse de joelho e tornozelo. Analgesia e proteção das articulações.
D
Fratura da tíbia. Obter duas incidências radiográficas (frente e perfil) abrangendo as articulações proximal e distal. Entorse do tornozelo. Confirmar se houve ruptura parcial de ligamento para definir o tipo de imobilização. Manter repouso e aplicação de gelo.
E
Contusão na região pré-tibial e entorse do tornozelo. Repouso, aplicação de gelo, contenção elástico e anti-inflamatório não esteroides.
Outras questões
Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
Acerca de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de infecções em pediatria, cada uma das opções abaixo apresenta um caso clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
A inércia secundária pode acometer as fibras miometriais em qual das situações abaixo enumeradas?
Fabiana, 14 anos, veio acompanhada com a mãe à consulta com seu médico de família. Fabiana queixa-se de “espinhas” e muito preocupada, pois ainda “não ficou menstruada e todas as amigas já ficaram”. Ao examinar Fabiana, o médico avaliou de acordo com a classificação de Tanner, que Fabiana se encontrava nos estádios M3, P3. Peso: 46Kg e Estatura: 1,55 m. Quanto ao desenvolvimento puberal de Fabiana, qual a hipótese diagnóstica mais provável?