Questões na prática

Ortopedia

Paciente masculino 21 anos, é trazido ao pronto-atendimento após impacto em região pré-tibial e tornozelo esquerdo. Ao exame físico da região pré-tibial observa-se: dor e crepitação óssea à palpação e deformidade óssea visível. No exame do tornozelo observa-se: dor, aumento de volume local e acentuada limitação funcional. Não houve possibilidade de verificar a mobilidade para o lado contrário do ligamento pela dor informada. Assinale a alternativa que contém os diagnósticos atribuídos a cada parte afetada e manejo inicial.

A
Contusão da região pré-tibial e tornozelo. O manejo inicial consta de repouso, aplicação de gelo, contenção elástica anti-inflamatório não esteroides.
B
Fraturas em ambas topografias. Fazer exame radiográfico para confirmação diagnóstica e planejar a forma de tratamento da fratura.
C
Entorse de joelho e tornozelo. Analgesia e proteção das articulações.
D
Fratura da tíbia. Obter duas incidências radiográficas (frente e perfil) abrangendo as articulações proximal e distal. Entorse do tornozelo. Confirmar se houve ruptura parcial de ligamento para definir o tipo de imobilização. Manter repouso e aplicação de gelo.
E
Contusão na região pré-tibial e entorse do tornozelo. Repouso, aplicação de gelo, contenção elástico e anti-inflamatório não esteroides.
Criança, 7 anos, refere quadro de coriza nasal, dor e incômodo na garganta há cerca de cinco dias. Nega febre e mialgia. A mãe observou algo na garganta e levou ao atendimento. Na oroscopia foi observado um ponto branco único em amígdala direita e hiperemia de amígdalas. Qual a conduta indicada?
A respeito dos mecanismos de retrocontrole responsáveis pela regulação do ciclo mestrual, verifica-se que:
A lombalgia é responsável por uma grande parte das faltas ao trabalho e suas repercussões econômicas. Alguns estudos de demanda estimam que esteja entre os 5 a 10 diagnósticos mais frequentes. Sobre a lombalgia é CORRETO afirmar:
No teste do pezinho é feito triagem para fenilcetonúria (PKU). Com relação a essa patologia é correto afirmar:
Compartilhar