Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente masculino, 40 anos, previamente hígido, em atendimento emergencial por cefaleia, recebe infusão endovenosa de dipirona. Logo após a infusão da medicação refere náusea, seguida de dispneia e tontura. Ao exame apresenta-se taquicárdico, com sudorese fria e hipotensão. Sequencialmente apresenta piora do nível de consciência e choque. Sobre o diagnóstico e a terapêutica inicial (imediata) para esse caso, assinale a alternativa correta.

A
Anafilaxia/Iniciar adrenalina intramuscular.
B
Anafilaxia/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
C
Anafilaxia/Iniciar loratadina oral.
D
Reação urticariforme à dipirona/Iniciar loratadina oral.
E
Reação aguda à dipirona/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
Homem viúvo de 60 anos é trazido pela sua filha, pois mudou seu comportamento recentemente. A filha relata que o mesmo anda muito triste, sem causa aparente. Tem se alimentado pouco, perdeu 6 kg em 6 meses, e deixou de praticar as atividades que mais tinha prazer, como cuidar de seu quintal. Ao exame, paciente pouco comunicativo, mal vestido e precária higiene pessoal. O mesmo relata ter perdido o prazer de viver, que acorda de madrugada e não consegue mais conciliar o sono. Em conversa reservada, admite que já pensou em interromper sua própria vida com arma de fogo que possui em sua casa, mas que não teve coragem para tal, e por isso entregou a arma para sua filha. A conduta para este paciente é:
"No Brasil, a maior redução entre as doenças crônicas foi registrada nas mortes por doenças respiratórias (enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, etc.), o que equivale a uma queda média de 2,8% ao ano na taxa de mortalidade. Segundo a análise, um dos fatores para esse resultado é a diminuição do tabagismo no país. De 1989 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 35% para 16,2% (fonte: portal da saúde)." Essa pequena citação sintetiza a importância de políticas públicas para a saúde da população. Analise as afirmativas e assinale a INCORRETA:
João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:
Segundo dados do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, baseado no II Levantamento Domiciliar sobre o uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil 2005, as principais drogas utilizadas pela população do nosso país são:
Compartilhar