Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente masculino, 40 anos, previamente hígido, em atendimento emergencial por cefaleia, recebe infusão endovenosa de dipirona. Logo após a infusão da medicação refere náusea, seguida de dispneia e tontura. Ao exame apresenta-se taquicárdico, com sudorese fria e hipotensão. Sequencialmente apresenta piora do nível de consciência e choque. Sobre o diagnóstico e a terapêutica inicial (imediata) para esse caso, assinale a alternativa correta.

A
Anafilaxia/Iniciar adrenalina intramuscular.
B
Anafilaxia/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
C
Anafilaxia/Iniciar loratadina oral.
D
Reação urticariforme à dipirona/Iniciar loratadina oral.
E
Reação aguda à dipirona/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
Em uma doente com icterícia obstrutiva secundária, a coledocolitíase evolui com febre e confusão mental. Qual conduta apresenta maior possibilidade de sucesso terapêutico?
A herpangina, afecção de ocorrência comum na infância, tem, como agente etiológico, nas formas epidêmicas, o vírus:
Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
Considere as afirmativas abaixo sobre a investigação radiológica na suspeita de rinossinusite. Assinale aquela que demonstra o baixo valor preditivo positivo e negativo do exame para o diagnóstico.
Compartilhar