Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente masculino, 40 anos, previamente hígido, em atendimento emergencial por cefaleia, recebe infusão endovenosa de dipirona. Logo após a infusão da medicação refere náusea, seguida de dispneia e tontura. Ao exame apresenta-se taquicárdico, com sudorese fria e hipotensão. Sequencialmente apresenta piora do nível de consciência e choque. Sobre o diagnóstico e a terapêutica inicial (imediata) para esse caso, assinale a alternativa correta.

A
Anafilaxia/Iniciar adrenalina intramuscular.
B
Anafilaxia/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
C
Anafilaxia/Iniciar loratadina oral.
D
Reação urticariforme à dipirona/Iniciar loratadina oral.
E
Reação aguda à dipirona/Iniciar hidrocortisona endovenosa.
Paciente de 60 anos de idade, com quadro de icterícia (+3/+4) há 20 dias associada a prurido e colúria, é submetido a ultrassonografia de abdome, que evidencia dilatação de via biliar intra e extra-hepática associada a lesão sólida de 3 cm em cabeça pancreática. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
Em relação à hiperplasia prostática benigna (HPB) qual alternativa está correta?
Dentre os fatores de risco para a pneumonia nosocomial, assinale qual o mais importante?
O diabete melito é uma patologia de elevada morbi-mortalidade associada. A prevenção da patologia e suas complicações pode ser efetuada na atenção básica. É considerada prevenção primária:
Compartilhar