Paciente masculino, 44 anos, obeso, solicita atendimento devido a dor periumbilical há mais de 24 horas, sintomas de obstrução intestinal e febre. Apresenta história de hérnia umbilical. Ao exame físico, constatam-se: Tax=38,5°C; dor; espessamento e eritema próximo à região umbilical. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
A
isquemia mesentérica aguda.
B
apendicite.
C
úlcera péptica perfurada.
D
hérnia estrangulada.
E
pancreatite aguda.
Outras questões
Homem de 73 anos chegou ao pronto-socorro com febre, calafrios e forte dor abdominal há dois dias. Exame físico: hipotenso, desidratado, ictérico e com dor à palpação de hipocôndrio direito. O paciente recebeu hidratação e antibioticoterapia. Exames laboratoriais e de imagem: leucocitose com desvio à esquerda e cálculos em via biliar. A seguir, deverá ser encaminhado para:
Assinale a alternativa correta:
Uma primípara com fator sanguíneo “O” positivo dá a luz a um bebê tipo “A” positivo, a termo. Seu hematócrito é de 55%. Com 36h de vida, o bebê apresenta-se ictérico e com níveis séricos de bilirrubina de 12 mg/dl. Marque a alternativa que apresenta um achado que confirmaria a hipótese de doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
A ocorrência aumentada de leishmaniose visceral em crianças está principalmente associada a: