Paciente masculino, 45 anos, mecânico, apresenta quadro de 3 meses de evolução de dor em face posterior de antebraço direito, que aumenta com esforços e movimentos de pronação e supinação. Ao exame, a sensibilidade é normal, mas o paciente apresenta dificuldade para extensão dos dedos. O quadro descrito é compatível com qual dos diagnósticos abaixo?
A
Síndrome do túnel ulnar.
B
Síndrome do túnel do carpo.
C
Síndrome do músculo pronador.
D
Compressão externa do nervo interósseo anterior.
E
Síndrome do músculo supinador.
Outras questões
Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):
Qual doença deve-se suspeitar diante de sintomas respiratórios, glomerulonefrite, vasculite, C-anca positivo:
Um homem de 25 anos vai ao consultório queixando-se de dor no joelho esquerdo e no hálux direito, que iniciou há uma semana e não respondeu a analgésicos adquiridos sem receita. Também se sente febril e dolorido e tem disúria e infecção ocular. Há cerca de um mês, recebeu tratamento para sífilis. Ao exame está afebril e ambos os olhos estão injetados e muito sensíveis à luz. O joelho esquerdo e a primeira articulação metatarso-falangeana direita estão edemaciados e dolorosas. Qual é seu diagnóstico?
Na incompetência istmocervical, a cerclagem é realizada: